Parques de Brasília vão receber 50 mil mudas de árvores do Cerrado

Jornal de Brasília
15/09/22
REGIÃO
Centro-Oeste
LOCALIDADE
Brasil - Distrito Federal
CIRCULAÇÃO
121.000
VALOR PUBLICITÁRIO
R$ 876,83

Samambaia e Taguatinga são algumas das RAs ecolhidas.
No mês em que se comemora o bioma do Cerrado, seis parques do Distrito Federal vão receber o plantio de 50 mil mudas de espécies nativas do bioma. A iniciativa faz parte do programa Raízes da União, encabeçada pela empresa União Química, e busca plantar 1 milhão de árvores nativas nos próximos cinco anos nos estados onde a companhia possui unidades fabris.
Os parques de Brasília que receberão as mudas são: Refúgio de Vida Silvestre Gatumé (Samambaia Sul); Parque Ecológico Três Meninas (Samambaia Norte); Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga); Parque Ecológico do Riacho Fundo (Riacho Fundo I); Parque Ecológico do Recanto das Emas (Recanto das Emas); e Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê (Núcleo Bandeirante).
Segundo o presidente da União Química, Fernando Marques, a escolha dos parques foi alinhada com os institutos parceiros. "Iremos plantar em áreas selecionadas com critérios técnicos, onde se poderá gerar maiores benefícios para os Serviços Ecossistêmicos", detalhou.
Conforme explica Fernando, o plantio acontecerá nos meses mais chuvosos do ano, começando em novembro e seguindo até março de 2023. Ele afirma que o Instituto Arvoredo, parceiro da empresa, irá preparar a terra, acompanhar o crescimento das mudas e zelar pela segurança. "E a população que mora na região dos parques também será convidada para ajudar. Nessa oportunidade, o Instituto e nós iremos trabalhar na conscientização da sociedade sobre a importância das árvores para a sobrevivência de todos. Além disso, estamos programando para em breve lançar o Raízes da União de Educação Ambiental para atuarmos junto às escolas", anuncia.
Fernando acredita que a atuação do programa Raízes da União na capital federal irá beneficiar milhões de pessoas, dentro e fora do DF. "Pois as árvores funcionam como esponjas, levando a água da chuva para as nascentes e rios. E para a população local, além de auxiliar no cuidado com as águas, há a vantagem de proporcionar mais espaços arborizados que contribuem para a melhora da qualidade do ar e criação de espaços com sombras, uma vez que parte dos locais escolhidos para os plantios são abertos ao público", aponta.

O que você achou dessa notícia?

Enviar notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar e-mail para:
Notícia:
Enviar alerta
 
Seu nome:
Seu e-mail: