Programa que vai plantar um milhão de árvores Brasil chega a Minas Gerais

Brasil Agora Online
03/06/22
LOCALIDADE
Brasil - Todos
VISUALIZAÇÕES
24264
VALOR PUBLICITÁRIO
6095,24

No dia 4 de junho, no Parque da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), será lançado o programa Raízes da União, iniciativa da farmacêutica União Química que pretende plantar um milhão de árvores locais nos próximos cinco anos, em caso de 85 anos. Além do estado de Minas Gerais, o programa já iniciou plantações nos estados de São Paulo e Distrito Federal, onde a empresa também possui unidades comerciais.

Todos que estão em Belo Horizonte e atravessam o parque terão a oportunidade de obter uma das 2. 000 mudas de árvores locais que serão distribuídas na ocasião. Além disso, a ocasião oferecerá outras atividades, os visitantes do parque poderão se comunicar com a árvore da sabedoria, um charme interativo que reforçará a importância do cuidado com o meio ambiente, além de participar de oficinas de bolhas de sabão biodegradáveis e outras organizadas através do Circo do Sufoco para o entretenimento das crianças, bem como se comunicar com a equipe da União Química que fornecerá o programa.

Como primeiro passo, 400 mil mudas de árvores locais serão plantadas no estado, na região da Serra da Mantiqueira, já que o reflorestamento está ajudando a reter água nessa área. Para o plantio e progressão das mudas, a União Química terá alianças com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a ONG The Nature Conservancy Brasil (TNC), o Instituto Federal de Minas do Sul, além do projeto Conservador das Águas, entidades que já atuam em Minas Gerais e estão comprometidas com um futuro mais sustentável.

“A Serra da Mantiqueira tem sofrido com ações humanas, e é para a segurança hídrica do Brasil e mitigação da substituição climática. Iniciativas como o programa Raízes da União nos permitem expandir e aprimorar os quadros de reflorestamento para manter a vida em nosso planeta”, explica Paulo Henrique Pereira, coordenador do projeto Conservador das Águas.

Segundo Cezar Augusto Cruz, diretor de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do Instituto Nacional de Florestas (IEF) em Minas Gerais, a atuação da União Química no âmbito do programa Raízes da União está alinhada com os movimentos realizados pelo Estado de Minas Gerais e pelo IEF no âmbito do Programa de Regularização Ambiental (PRA). “O reflorestamento contribui para garantir melhores condições ambientais em todas as propriedades rurais, seja em facetas semelhantes à segurança hídrica e na garantia da conservação da fauna e flora do Estado”, acrescenta o diretor.

“Estamos muito envolvidos nas gerações de longo prazo, por isso criamos um programa que, além de correr para o meio ambiente, treina e educa os jovens desde a infância. Em Minas Gerais, o programa Raízes da União ampliará suas operações para diversos municípios, contribuindo assim para a estrutura de longo prazo e verde”, disse Fernando Marques, presidente da União Química.

O programa Raízes da União também conta com um componente educacional que fornecerá aos professores e escolares da rede pública, suas famílias e toda a rede dados que lhes permitirão aumentar a conscientização ambiental. Nesta iniciativa, a União Química tem uma aliança com o Centro Ambiental de Educação Infantil de Guarulhos (CEAG), que pintará nas localidades onde as plantações são realizadas. “Precisamos sensibilizar educadores, jovens e suas famílias para fazer as opções possíveis para eles e para o planeta”, diz Mónica Simons, diretora do CEAG.

No total, o programa Raízes da União receberá um investimento de até R$ 30 milhões e atuará nas frentes ambientais.

Parque da Pampulha Data: 4 de junho de 2022 (sábado) Horário: 8 a. m. m. a 1 p. m. Local: Av. Otacílio Negrão de Lima, 6061 – Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31365-450 – Acesso na frente 1, na Esplanada.

Diário do Comércio: um veículo de economia, controle e negócios em Minas Gerais, referência para empreendedores, executivos e profissionais independentes.

Entre em contato conosco: contato@diariodocomercio. com. br

© Diário Comercial. Todos os direitos reservados É possível que o conteúdo deste conteúdo não seja publicado, distribuído, reescrito ou redistribuído sem autorização.

TERMOS DE USO| POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Serviço do Leitor: (31) 3469-2001 de segunda a sexta das 8h às 17h Av. Américo Vespucci, 1660 – Parque Riachuelo, Belo Horizonte – MG, CEP: 31230-250

O que você achou dessa notícia?

Enviar notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar e-mail para:
Notícia:
Enviar alerta
 
Seu nome:
Seu e-mail: