Parceria do Estado garante o plantio de 400 mil árvores na Serra da Mantiqueira

IEF MG
09/06/22
Edwaldo Cabidelli
LOCALIDADE
Brasil - Todos

Cerca de 400 mil mudas de árvores nativas do bioma Mata Atlântica serão plantadas na porção mineira da Serra da Mantiqueira nos próximos três anos. O reflorestamento será realizado por meio de parceria entre o Programa Raízes da União, desenvolvido pela farmacêutica União Química, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o Programa de Regularização Ambiental (PRA), e o Projeto Conservador da Mantiqueira, que envolve, entre outros atores, a ONG The Nature Conservancy Brasil (TNC) e o Instituto Federal do Sul de Minas.


O Memorando de Entendimento assinado entre o IEF e a União Química prevê a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que irá viabilizar, entre outras ações, a revitalização do viveiro de mudas mantido pelo Instituto em Lavras, no Sul de Minas, com aquisição de insumos, revitalização do sistema de irrigação e contratação de dois viveiristas por 36 meses. A unidade irá produzir mudas nativas para atender as áreas restauradas pelo programa.


O plantio das árvores nativas na Serra da Mantiqueira começa neste ano, no período de chuvas, em outubro, e a expectativa, de acordo com os organizadores, é plantar no mínimo 100 mil mudas até o final do próximo ano. “Estimamos a recuperação de 600 a 1.200 hectares de áreas em processo de restauração”, avalia o diretor de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Cezar Cruz.


Ainda segundo o diretor, a parceria busca uma atuação conjunta e sinérgica entre as instituições, com o objetivo de estimular a regularização ambiental das propriedades rurais inscritas no Programa de Regularização Ambiental (PRA). Conduzido pelo IEF em Minas Gerais, o PRA possibilita que proprietários rurais regularizem sua situação em relação aos passivos ambientais existentes em seus imóveis rurais.


“Pretendemos oferecer mecanismos de sustentabilidade financeira aos produtores rurais mineiros, potencializando as oportunidades econômicas advindas da restauração ambiental e garantindo a autossutentabilidade destas áreas recuperadas”, complementa Cruz.



PROGRAMA RAÍZES DA UNIÃO


O Programa Raízes União pretende plantar 1 milhão de árvores no Brasil nos próximos cinco anos, com um investimento previsto de R$ 30 milhões. Além de Minas Gerais, a iniciativa promove o plantio de mudas nativas nos estados de São Paulo e no Distrito Federal, localidades onde a farmacêutica União Química também possui unidades industriais.


O programa atua também com atividades de educação ambiental em escolas públicas dos três estados onde realiza suas ações, promovendo a conscientização ambiental de professores, alunos e seus familiares.

“Em Minas Gerais, o Programa Raízes da União vai expandir sua atuação por diversos municípios, contribuindo assim para a construção de um futuro melhor e mais verde”, destaca o presidente da União Química, Fernando Marques.

PROJETO CONSERVADOR DA MANTIQUEIRA

O Projeto Conservador da Mantiqueira é uma iniciativa coletiva, que reúne agentes na esfera pública, no terceiro setor, em instituições de ensino e no setor privado com o objetivo de promover a restauração de paisagens na região de influência da Serra da Mantiqueira. Somente em Minas Gerais, o projeto pretende criar condições para a restauração de 1,2 milhão de hectares em 341 municípios mineiros.


Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

O que você achou dessa notícia?

Enviar notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar e-mail para:
Notícia:
Enviar alerta
 
Seu nome:
Seu e-mail: